terça-feira, 22 de maio de 2012

Comidinhas

O fim de semana foi cheio das gordices. 
Sexta-feira fui tomar café na vizinha com a mulherada, bem legal. Depois fui na casa do Orleans onde fizemos Raclette de novo, uma delícia. Sábado a noite fizemos jantinha na casa do Mael e na Mari que é o que vou contar aqui. E domingo fomos conhecer o apartamento do tio Alfredo e tia Cristina que é uma graça, dai todo mundo levou um prato e fizemos um café colonial. 
Vai dizer que não foi um fim de semana gordo? Credo!

Então, a jantinha na casa do Mael e da Mari foi tudo de bom! Fazia tempo que estávamos combinando mas nunca dava. Eles convidaram outro casal de amigos bem legais, o Marcelo e a Bárbara. A Mari vivia falando da Bah e tal, então foi bom ter conhecido. hehe E ela é muito legal mesmo, pena que acabou tendo que ir embora meio cedo. Mas não vai faltar oportunidade de nos conhecermos mais. 

Fizemos comidinhas com camarão. A entrada foi camarão fritinho com alho e muitos temperinhos. Deu água na boca agora, vontade de comer mais! E a janta foi um risoto de camarão que pegamos a receita no meu livro Panelinha. Pra variar a gente se baseou na receita mas acrescentou o que deu na telha. Novidade! Ficou SUPER bom!
A Mari é uma cozinheira de mão cheia. Sempre se empenha para fazer uma boa comida. Os risotos dela são ótimos. Falando nisso, faz tempo que estou querendo teu risoto de frango com pimentões! hehe

Receitinha do RISOTO DE CAMARÃO, ALHO-PORÓ E LARANJA
do livro Panelinha - Rita Lobo:
Serve 4 pessoas

Ingredientes:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de gengibre picado
400 g de camarões limpos
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de cebola picada
1/2 xícara (chá) de alho-poró fatiado
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1,5 l de caldo de peixe (se for usar cubos, dissolva apenas 2)
raspas de 1 laranja
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
1. Numa frigideira, de preferência antiaderente, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o gengibre e refogue por 2 minutos. Acrescente os camarões e refogue, mexendo com cuidado, por 4 minutos ou até que fiquem rosados. Desligue o fogo e transfira os camarões para um prato.

2. Leve uma leiteira com o caldo de peixe ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo.

3. Enquanto o caldo aquece, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga numa panela e leve ao fogo baixo. Quando a manteiga derreter, junte a cebola picada e o alho-poró e refogue, mexendo bem, até que a cebola fique transparente.

4. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.

5. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.

6. Quando o vinho secar, acrescente o suco de laranja e misture bem.

7. Adicione o caldo de peixe ao risoto aos poucos, mexendo sem parar. Quando secar, adicione mais caldo e repita a operação por, aproximadamente, 15 minutos sempre em fogo alto.

8. Verifique o ponto: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Se ainda estiver muito cru, continue cozinhando por mais 1 minuto. Caso seja necessário, junte um pouco mais de caldo e mexa bem. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente ou o resultado será um risoto ressecado.

9. Quando o risoto estiver no ponto, adicione o camarão refogado e as raspas de laranja. Misture bem e desligue o fogo. Acrescente o restante da manteiga e misture delicadamente. Sirva a seguir.


Bem fácil não é? E foi bem rapidinho de fazer.
Melhor coisa é fazer comidinha assim: sem pressa, em boa companhia, bebericando um vinho e conversando qualquer coisa! Gostei muito!

Mari, eu e Bah.
 Delicia!
Atacar!!!
 Risotinho.

Um comentário:

  1. huuuuuuuuuuuuum... Diliiiça, Ari. Vai mandar bem na cozinha com seu maridinho! hehe

    ResponderExcluir