segunda-feira, 23 de abril de 2012

27 anos de casados

Oi minha gente!
E mais uma semaninha começa! 
Por que segunda-feira é sempre um dia chato? 

Ta, mas vim aqui falar sobre os 27 anos de casamento dos meus pais!
Não é lindo? Um amor durar tanto tempo? A paixão sobreviver? A amizade e companheirismo prevalecer?
Fico tão feliz quando vejo os dois como dois namorados depois de tanto tempo. Penso "será que o meu casamento vai ser assim?" 
É difícil explicar como é o relacionamento deles, mas são muito queridos um com o outro. São companheiros, amigos, amantes. Ainda não chegaram ao ponto de dizer "acabou o amor mas restou a amizade" como muitos casais que ficam mais tempo juntos. É bonito de se ver! Amam-se, desejam-se e se completam!
Fico orgulhosa pelo relacionamento dos dois. 
Amo vocês, pai e mãe! Parabéns!

Outro dia, lendo meu livro da Martha Medeiros, li a crônica Educação para o divórcio. E achei o texto muito interessante. É bem verdade que hoje mais casais estão se separando e fazendo com que os filhos acabem ficando frustrados com os relacionamentos. 
Segue crônica:

Educação para o divórcio
"Estou lendo O quebra-cabeça da sexualidade, do professor espanhol José Antonio Marina. No livro, o autor diz que considera preocupante que os jovens estejam recebendo dos pais a experiência do fracasso amoroso. Ao ver a quantidade de casais que se separam, a garotada vai perdendo a expectativa de ter, no futuro, uma relação saudável e sem conflito.
Desencantam-se.
Creio que esteja acontecendo mesmo. Hoje o casamento já não é a ambição número 1 de muitos adolescentes, e um pouco disso se deve à descrença de que o matrimônio seja uma via para a felicidade. Se fosse, por que tanta gente se separaria?
O casamento tem sofrido uma propaganda negativa de tamanho grau que é preciso uma reação da sociedade: está na hora de passarmos a ideia, para nossos filhos, de que uma relação não traz apenas privações, tédio e brigas, mas traz também muita realização, estabilidade, parceria, intimidade, gratificações. Casar é muito bom. Como fazê-los acreditar nisso, se as estatísticas apontam um crescimento incessante no número de divórcios?
A saída talvez seja educarmos os filhos desde cedo para que a ideia de separação seja acatada como algo que faz parte do casamento. Ou seja, quando os pirralhinhos perguntarem: “Mamãe, você ficará casada com o papai para sempre?”, a resposta pode ser: “Enquanto a gente se amar, continuaremos juntos – senão vamos virar amigos, o que também é muito bom”.
Isso pode parecer chocante para quem jurou na frente do padre que iria ficar casado até o fim dos dias, mas há que se rever certas fórmulas, a começar por esse juramento que mais parece uma punição do que um ideal romântico. Está na hora de um pouco de realismo: hoje vivemos bem mais do que antigamente, com mais informação e mais oportunidades. Deve ser bastante confortável e satisfatório ficar casado com a mesma pessoa por quarenta ou cinquenta anos, é um bonito projeto de vida, mas, se a relação durar apenas dez ou quinze, é bom que a gurizada saiba: não é um fiasco. É normal.
A normalidade das coisas se adapta aos costumes. Vagarosamente, mas se adapta. Se continuarmos insistindo na ideia de que o verdadeiro amor não acaba, as crianças vão achar que o mundo adulto é habitado por incompetentes que não sabem procurar sua alma gêmea e que sofrem em demasia. Vão querer isso para elas? Fora de cogitação.
Para evitar essa fuga em massa do casamento, a saída é, como sempre, a honestidade. Seguir educando para o “eterno” é uma incongruência. Ninguém fica no mesmo emprego para sempre, ninguém mora na mesma rua para sempre, ninguém pode prometer uma estabilidade vitalícia em relação a nada, e se a maioria das mudanças é considerada uma evolução, um aperfeiçoamento, por que o casamento não pode ser visto dessa mesma forma descomplicada e sem stress?
A frustração sempre é gerada por expectativas que não se realizam. Se nossos filhos ainda são criados com a ideia de que pai e mãe viverão juntos para sempre, uma separação sempre será mais traumática e eles também temerão “fracassar” quando chegar a vez deles. Se, ao contrário, souberem desde cedo que adultos podem (não é obrigatório) viver duas ou três relações estáveis durante uma vida, essa nova ética dos relacionamentos será absorvida de forma mais tranquila e eles seguirão entusiasmados pelo amor, que é o que precisa ser mantido, em benefício da saúde emocional de todos nós."
Martha Medeiros - 26 de outubro de 2008

Vamos fazer uma boa semana!
Beijokas

Nenhum comentário:

Postar um comentário